BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

HEMATOFOBIA




A hematofobia (também chamada hemofobia ou hemafobia) é, na Psiquiatria o medo irracional de ver sangue (principalmente o próprio sangue) exposto.
Indivíduos com hematofobia sentem-se mal, por exemplo, ao fazer um simples retirada de sangue para exames.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


 "Hematofobia é a aversão irracional por sangue, hemorragias, sessões cirúrgicas, feridas e similares. Tal fobia pode ocasionar alterações da pressão sanguínea, fraqueza, náuseas, empalidecimento e desmaio."


Infelizmente sofro deste problema. Hoje ia desmaiando em pleno dentista. Uma sensação horrível. Só porque vi uma gota de sangue numa pinça... Quando faço analises, apesar de não olhar para a agulha e a seringa... Desmaio mesmo. Não sei se é pelo facto de saber que vou tirar sangue... Se... Não sei. O organismo simplesmente não gosta. Admiro o "sangue frio" dos médicos, bombeiros, entre outros por conseguirem olhar para o sangue... 
Queria arranjar uma explicação para tal... Mas como é fobia não tenho explicação possível para perceber o que sinto. Será que se o sangue fosse azul me faria também confusão? ... É a cor... Ou é o sangue em si? Deve ser o sangue. LOL. Estupidez. 

5 comentários:

Nazz disse...

nossa... há cura???

Anónimo disse...

Eu compreendo perfeitamente o que sente, infelizmente tenho o mesmo problema e tambem tento encontrar explicaçao, mas nao consigo :( Ja ha mais de 3 anos que nao faço analises medicas e da ultima vez que vi sangue senti-me muito mal so por ter feito um exame aos niveis de açucar. Nunca desmaei por ver sangue, mas fico bastante ansiosa.

Flávia disse...

Gente, ontem passei muito mal ao fazer um corte no dedo, minha pressão cai, fico muito palida, suando frio e desmaio. tenho isso desde criança mas o episodio de ontem realmente me assustou e resolvi procurar ajuda. Descobri que tenho hematofobia. Por favor me ajudem e me digam se tem tratamento.

Camilla Jordão disse...


Acho que passo pela mesma situação. Meu caso se agrava por que sou estudante de enfermagem e todos os meus colegas acham graça em eu ter "medo de sangue". Amo muito a enfermagem e não vou desistir dessa profissão! Gostaria de me curar pra que toda vez que eu tivesse no estágio não passasse mal e tivesse que me retirar do local pra me reestabelecer... bOA sorte para todos nós!

Unknown disse...

Olá Camila, também faço enfermagem, amo muito o meu curso, ainda não cheguei na fase de estágios, porém acho que sofro deste transtorno, não quero desistir do meu sonho, então gostaria de saber se você conseguiu continuar o curso...
Bjos